Como fazer uma festa infantil passo a passo

Ben 10
O tipo de evento vai depender um pouco do quanto a pessoa quer, ou pode, gastar. Por exemplo, pode ser feito uma festinha “dos sonhos” contratando o melhor Buffet da cidade, ou uma festinha mais barata, com pouco dinheiro, porém bem legal e divertida, porém neste caso os familiares irão ter que por a mão na massa e usar a criatividade.
Para ajudar os pais a organizar aí vai um passo a passo para fazer uma festa infantil bem planejada onde todos sairão felizes, os convidados, a família e principalmente o aniversariante.


Planejamento
O planejamento é o primeiro passo para realizar qualquer empreitada. Para fazer planejamento para festa de aniversário infantil a mesma coisa. A organização deve começar com o máximo de antecedência possível, neste caso com cerca de 4 a 5 meses para que for precisar fazer orçamentos e alugueis de espaço, mesas temáticas, contratação de animadores, fotógrafos etc.
Separe uma agenda, um caderno, ou faça uma planilha eletrônica no computador, para anotar o quanto pode gastar, as possíveis datas e os possíveis locais onde ocorerá a festinha. Você precisará da agenda, do caderno, ou de uma planilha, para fazer orçamentos e várias outras anotações.
Se possível chame uma pessoa de confiança e participativa para ajudar na organização, para dar opiniões e fazer algumas tarefas.
Como escolher o tema para festa infantil
A definição de o tema da festa é importante para começar a fazer os orçamentos. A escolha do tema vai depender da idade, gosto da criança e também do sexo (masculino ou feminino) da criança.
Se a criança for muito pequena, 1 ou 2 anos, você pode escolher por ela, porém a partir dos 3 anos as crianças já tem suas preferências, peça ajuda a ela, só tome cuidado de antes verificar as possibilidades que existem no comércio. Já pensou na frustração da criança ao escolher um tema de festa infantil que não há disponibilidade nas lojas?
Após a escolha do tema, anote tudo que irá precisar, e parta para fazer orçamentos, decoração, bolo, lembrancinhas e convite, tudo com o mesmo tema. Para quem quer economizar o bolo e a decoração podem ser feitas pela própria família, desde que haja tempo e habilidade para isso, tudo depende, como já foi dito, de quanto a pessoa pode gastar.

Clique nos links abaixo para ver alguns exemplos de:Temas para festinhas de meninas
Temas para festas de meninos

Dicas para marcar local, data e horário de festas de aniversário infantil:
A definição da data vai depender um pouco do local, mas procure, se não for possível fazer no dia em que a criança nasceu, marcar a data da festa para o dia mais próximo possível do aniversário da criança.

Há algumas possibilidades de locais para festinha, que estão, na maioria dos casos, diretamente ligadas a data. Por exemplo: festinhas na escola podem ser marcados no dia do aniversário da criança, a não ser que a data do aniversário seja no fim de semana ou feriado. Já se for feito em Buffets ou salões de festas alugados o ideal é que marque a data da festinha para o fim de semana, procure fazer no sábado ou domingo seguinte ao aniversário da criança, por isso marque a data e horário com bastante antecedência.
Uma outra diferença entre marcar em dias úteis ou fins de semana é a freqüência de convidados. Normalmente as festas marcadas em dias úteis vão menos pessoas.
A questão do horário também importante pensar, pois poderá influenciar no cardápio. O que se serve para os convidados comerem no horário de almoço é diferente do que se serve no fim de tarde. Pense nisso antes de marcar o horário.
Dicas de locais para festa de aniversário infantil
• Buffet infantilNo caso de contratar um Buffet o ideal é que se agende com o máximo de antecedência possível, 3 meses no mínimo. A facilidade e a experiência dos buffets especializados tornam a vida dos pais mais fácil, já que já tem praticamente tudo lá, inclusive profissionais especializados em orientar os pais.

• EscolinhaSe a festinha for feita na escola da criança, que costuma ser mais econômica, pode ser feito no dia em que a criança nasceu. Uma das desvantagens é que normalmente os parentes e amigos fora da escola não participam.

• Aluguel de salãoSe for alugar um salão para fazer a festa, procure um que não seja longe de casa, visite o local para ver as condições e agendar a data com o máximo de antecedência possível. Neste caso a data está diretamente ligada ao local, já que nem sempre há disponibilidade de data no dia em que queremos.

• Salão do prédio ou condomínioEntre em contato com o síndico ou responsável direto pela agenda do salão e marque logo a data. A vantagem é que sendo no mesmo prédio é possível organizar e acompanhar os preparativos bem de perto sem ter que se deslocar.

• Em casaCaso a festa for feito em casa mesmo a vantagem é que fica mais fácil fazer a própria decoração, podendo se começar a enfeitar o local com dias de antecedência, além de evitar o gasto deslocamento. A criança normalmente curte muito “enfeitar” a sua própria festa, coloque-a no contexto.

• Ao ar livreTem pais que gostam de comemorar o aniversário da criança em clubes, espaço aberto no condomínio ou quintal de casa. O único inconveniente de fazer ao ar livre é a chuva. Prepare-se para este imprevisto.

Como fazer lista de convidados para festinhas infantis

A lista de convidados para festinhas infantis deve ser feita após o local ser definido, já que cada espaço pode abrigar uma quantidade limite diferente de pessoas.
Outra coisa que influência na lista é o orçamento. Por isso é bom saber que tipo de evento pode fazer, uma pequena festa para os parentes mais próximos ou um festão para chamar todos os conhecidos.
Definido a quantidade de pessoas que poderão ser convidadas, é hora de fazer a lista de convidados para festinha. Coloque todas as pessoas que gostaria de convidar, mas nunca esqueça dos tios, avós, padrinho e madrinha do(a) aniversariante. Não faça isso em um só dia, pois é provável que esqueça de alguém importante.
Peça ao cônjuge para ajudar nesta tarefa. As crianças mais velhas podem ajudar também nesta tarefa, afinal de quem é o aniversário?
Caso passe do número que deseja, é hora de fazer os cortes. Neste caso tem que haver bom senso. Por exemplo: chamar um primo que não tem filho, e não chamar o outro que tem, e que tem convívio direto com o primeiro pode significar constrangimentos futuros.
Enumerado o nome das pessoas que irão a festa, faça os convites, porém não entregue nem com muita antecedência nem em cima da hora. Se entregar muito antes core-se o risco da pessoa esquecer, se avisar muito em cima a pessoa já pode ter marcado compromisso. O ideal é começar a entregar os convites com 20 dias de antecedência.
Em alguns casos, principalmente onde é pago por um número “x” de pessoas, é bom ligar para confirmar presença, e também para lembrar os convidados da festa.

Como fazer cálculo de comida e bebida para festas infantis

Após definido o número de convidados, já é possível calcular a comida e bebida da festinha.
Para calcular a alimentação, além do número de convidados, é a definição se a comida será feita em casa, se será comprada no comércio ou se será contratado Buffet que ofereça uma boa alimentação. Sendo que o mais barato é fazer em casa e o mais caro o Buffet, porém as vezes compensa.
Outra coisa que também tem que ser levado em conta é o horário da festa. Por exemplo, se for almoço ou jantar, há três possibilidades:
1ª – Salgadinhos variados, em maior quantidade do que o normal, pois é um horário que as pessoas sentem mais fome.
2ª – Salgadinhos de entrada, depois uma refeição. A maioria dos Buffets indicam uma massa com uma salada.
3ª – Churrasco. Há muitos pais que preferem fazer um churrasquinho e chamar amigos e parentes para comemorar.
Porém, se for a tarde, normalmente se oferece salgados vaiados.
Em ambos os casos oferece-se doces de vários tipos.

Se for contratado o Buffet, eles próprios fazem os cálculos da comida e oferecem um cardápio onde há uma algumas opções de salgados, doces e refeições.

As outras duas opções, que são:
Comprar salgados e doces em casas especializadas ou encomendar á pessoas que fazem este tipo de serviço por encomenda, ou;
Fazer em casa, podendo solicitar a ajuda de parentes como avós maternas e paternas, dividindo as tarefas.
Nestes dois casos é preciso fazer o calculo da comida e bebida, levando-se em conta também o local, pois se for na escolinha o número de adultos e menor, e no fim de semana é maior.

Veja na lista de convidados o número de crianças e o número de adultos que foram convidados.
Por criança:• 5 salgados
• 8 doces
• 4 copos pequenos de refrigerante
Por adulto:• 12 salgados
• 6 doces
• 5 copos pequenos de refrigerante
• 600 ml de cerveja
Caso seja refeição:
Por criança:• 1 prato de refeição
• 3 salgados
• 2 doces
• 4 copos pequenos de refrigerante
Por adulto:• 1,5 pratos de refeição
• 4 salgados
• 3 doces
• 5 copos pequenos de refrigerante
• 600 ml de cerveja
Quantidade de alimentos por opções:• 4 a 6 tipos de salgados
• 3 a 4 tipos de doces
• Bebidas: 2 refrigerantes e água
Em caso de churrasco:• 400 g carne por pessoa (divididos entre picanha, lingüiça, costela, frango ou outras carnes)
• 100 g Molho a campanha (vinagrete)
• 150 g Arroz
• 100 g Farofa
Não esqueça de confeitar o bolo com o tema da festa. A quantidade ideal é 100 g por convidado.
Este calculo da alimentação e bebida para festas de criança foi feito com base nos cálculos dos principais bufetes.

Continua em uma outra postagem
As fotos das festas do Ben 10 e das Princesas
são da CRYSTAL FESTAS
- orkut:http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=13430336364473310526

13 comentários:

Um sorriso infinito disse...

Estou organizando o primeiro aniversario do meu filho e adorei as dicas..valeu!!!

DonnaChocolate disse...

Eliana,

Que dicas preciosas nesse post, heim!!!
Adorei.
Mamães de plantão esse cantinho aqui é tudo de bom.
Beijão,

Flavinha disse...

Adorei as dicas! Estou preperando a festa de 1° aninho do meu filho,decedi rescente mente agora já estar em encima data,muita correria! Mas suas dicas irão me ajudar bastante...Bjoks

naiana santos disse...

amei essa dicas

naiana santos disse...

amei essas dicas

"Lembrancinhas para Festas" disse...

Olá querida, adorei sua postagem...excelente!!! Ajuda muito. Beijos Vivi

Gleyd Rosa disse...

Adoreeei. Obrigada.

Anônimo disse...

ameeeii...tudo lindo! parabénsss

Anônimo disse...

estou feliz de fazer a festa da minha filha de um ano

Anônimo disse...

Que excelentes dicas de aniversario.
Meu filhote vai aniversariar dia 24/03, completar 6 aninhos e com certeza vou aproveitar essas dicas.
Obrigada

Ana

katia aparecida disse...

adorei estou organizando a festa da minha pequena que vai fazer 1 aninho ..02/11 adorei ..parabéns

Anônimo disse...

OBG.ADOREI AS DICAS,VOU FAZER O NIVER DE 1 ANO DA MINHA FILHA COM O TEMA DAS PRINCESAS. VALEW

Eise disse...

Muito legal suas dicas! Estou organizando a festinha de 4 aninhos do meu sobrinho(fizemos o 1° Aninho mais não saiu como gostaríamos talvez por falta de um planejamento melhor! Obrigado mais uma vez pelas ótimas dicas. Sucesso!!!!

Postar um comentário

Boa Festa e volte sempre!!!